top of page

ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES DESTINADAS AOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA PREFEITURA DE SÃO PAULO PUBLICADAS NOS ANOS DE 1998 E 2007

Fabiana Macedo Gonçalves

Resumo

Essa artigo propõe a análise das Propostas Curriculares de Língua Portuguesa da Prefeitura do Município de São Paulo do Ensino Fundamental II publicadas em 1998 e 2007 como ‘Cadernos’ distribuídos nas unidades escolares. A área de teorização curricular é vasta, há muitos estudos dedicados ao tema currículo, mas há poucos trabalhos sobre Propostas Curriculares, tanto de Língua Portuguesa quanto de outras disciplinas. É também mais farta a pesquisa sobre materiais e documentos publicados para a área da Educação pelo Estado de São Paulo. Trabalhos dedicados às Propostas Curriculares ou materiais impressos pela Prefeitura de São Paulo são incomuns. A análise realizada procura investigar qual é a representação dos professores presente no texto de cada um dos Cadernos, tanto o de 1998 quanto o de 2007, que são muito diferentes entre si, e foram publicados com um intervalo de quase dez anos. Neste período, muitas mudanças no cenário educacional ocorreram. Em 1997 foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Governo Federal, documento essencial para entendermos as Propostas Curriculares publicadas a partir de então. Para alicerçar a pesquisa são apresentados dados sobre o ensino municipal na cidade de São Paulo e dados oficiais sobre os currículos dos cursos de Letras, formadores de professores da língua materna.

Palavras-Chave: 

Propostas Curriculares; Professores; Representação; Língua Portuguesa; Parâmetros Curriculares Nacionais; Ensino da cidade de São Paulo.

PDF_ico.png
bottom of page