top of page

Olhares Docente e Discente sobre Educação, Cultura e Língua

Organizadoras

Prof.ª Doutora Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
Prof.ª Doutora Lenir da Silva Fernandes
Prof.ª Doutora Lucinéia Contiero

DOI:

Data de Publicação: 

September 30, 2025

Olhares Docente e Discente sobre Educação, Cultura e Língua

Introdução

O livro Olhares Docente e Discente sobre Educação, Cultura e Língua, organizado pelas Professoras Ademárcia Costa, Lucinéia Contiero e Lenir Fernandes, reúne resultados de pesquisa e reflexões desenvolvidas no âmbito da formação de professores, fruto das experiências compartilhadas com estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN.

O livro tem como objetivo dar visibilidade ao processo formativo e investigativo realizado em cursos de Licenciaturas, articulando teoria e prática, saberes, fazeres acadêmicos e vivências pedagógicas. Além, dos estudos produzidos pelas organizadoras e seus/suas orientandos/as, a coletânea conta também com artigos de colegas convidadas, ampliando a tessitura da escrita coletiva e convidando o leitor(a) percorrer os diferentes olhares e experiências sobre a educação.

A primeira parte do livro intitulada Identidade e representações docentes, tem como fio norteador a reflexão sobre a construção da docência e as muitas possibilidades que marcam o processo de tornar-se professor/a. Os três artigos que a compõem abordam esse percurso em diferentes contextos e perspectivas, levando o leitor (a) a pensar a identidade docente como algo em constante movimentação, permeado por experiências, desafios e ressignificações. O primeiro texto discute as interfaces entre a formação ideológica do sujeito e o processo de constituição profissional destacando as marcas que atravessam a trajetória do/a professor/a em formação. O segundo artigo volta-se para o campo do ensino de idiomas, trazendo à tona às transformações provocadas pela pandemia da Covid-19 e seus impactos na identidade de quem ensina. Por fim, o terceiro estudo apresenta narrativas de duas experiências de docência assistida, revelando como o exercício formativo possibilita novas compreensões sobre o ser e tornar-se docente. Juntos, esses trabalhos oferecem contribuições valiosas para compreender a construção da identidade docente.

A segunda parte, intitulada Perspectivas de Estudos de Línguas, reúne quatorze textos que têm como eixo temático a língua, a linguagem, a literatura e a inclusão sob diferentes ângulos, tendo o ensino de inglês como foco central. Os artigos revelam a complexidade do campo ao discutir desde questões identitárias do Professor de Línguas na escola pública até os processos de aprendizagem de alunos público da Educação Especial, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista e estudantes surdos, ressaltando os desafios e as possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas. Também são apresentadas propostas inovadoras de ensino, como o uso do Total Physical Response Storytelling, da contação de histórias e de contos, bem como de estratégias que unem oralidade, letramento crítico e recursos de memória semântica. Nessa perspectiva, os textos refletem sobre a inserção de dimensões interculturais e multiculturais no ensino de línguas estrangeiras, a análise de expressões idiomáticas, a presença da literatura em sala de aula e as implicações do Novo Ensino Médio para o ensino de inglês. Por fim, alguns estudos ampliam o debate ao relacionar língua, sociedade e tecnologia, discutindo os impactos culturais e linguísticos das transformações contemporâneas. De modo articulado, esses estudos oferecem ao leitor um panorama plural sobre a área, evidenciando como o ensino de inglês pode ser pensado a partir de diferentes perspectivas teóricas e práticas, sempre atento à diversidade de sujeitos e contextos educativos.

A terceira parte do livro, intitulada Sociedade, Cultura, Multiculturalismo, tem como ponto de interseção a relação entre história, diversidade e práticas, reunindo nove artigos que ampliam o olhar sobre a educação ao situá-la em seus contextos social e cultural. O conjunto de textos percorre diferentes dimensões da formação humana, tratando desde o percurso histórico das políticas de Educação Especial no Brasil até as práticas de resistência e emancipação que emergem nos espaços educativos. Os estudos discutem, por exemplo, o papel da educação do campo na afirmação de identidades, os processos de construção do “eu” e do “outro” na manutenção do racismo escolar, assim como as tensões entre silenciamentos e resistências vividas pelas pessoas LGBTIAPN+ na educação. Outras análises problematizam a distância entre a inclusão formal e a exclusão real, além de trazer a diversidade cultural como prática de resistência no ensino da capoeira. Há ainda reflexões sobre permanência e êxito de estudantes na formação docente, o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica, e a importância do estágio supervisionado para licenciandos do curso de Letras Português e Libras no contexto da UFRN. Em sua diversidade de enfoques, os artigos desta parte revelam como as questões históricas, sociais e culturais atravessam a escola, os sujeitos e suas práticas, convidando o leitor(a) a reconhecer a educação como espaço de disputa, transformação e criação de possibilidades de existência mais plural.

Pela sua proposta de reunir experiências e reflexões diversas, este livro se constitui como um convite ao diálogo e à partilha de conhecimentos, saberes e fazeres. Em cada parte, e em sua totalidade, revela a educação como um espaço vivo de (re) invenções, histórias e práticas. Nos estudos aqui apresentados, o leitor (a) encontrará não apenas resultados de pesquisas e debates acadêmicos, mas também vozes, narrativas e sensibilidades que dão forma à docência em suas muitas dimensões. Que esta leitura possa inspirar novos olhares, novas perguntas e novas proposições de estudos.


Natal, agosto de 2025

Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira Costa

Profa. Dra. Lucineia Contiero

Profa. Dra. Lenir da Silva Fernandes

Endereço

Rua Manoel Coelho, nº 600, 3º andar sala 313 | 314 - Centro - São Caetano do Sul - SP

Telefone

+55 11 97235-4513

Email

Connect

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Editora Centro Educacional Sem Fronteiras CNPJ: 32.170.155 / 0001-62

Manoel Coelho Street, nº 600, 3rd floor room 313 | 314 - Center - São Caetano do Sul - SP

E-mail: contato@revistamaiseducacao.com

logo_whats.png

© Copyright 2018 | REVISTA MAIS EDUCAÇÃO | Centro Educacional Sem Fronteiras

bottom of page