O CRESCENTE NÚMERO DE MULHERES ESCRITORAS CONTEMPORÂNEAS BRASILEIRAS E SUAS PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS DE SUCESSO ROMPEM A INVISIBILIDADE E GANHAM RECONHECIMENTO NO MERCADO EDITORIAL
Fabiana Macedo Gonçalves
Resumo
Mulheres escritoras brasileiras contemporâneas escrevem textos potentes e os publicam em livros físicos ou digitais, são livros de diversos gêneros, essas obras são divulgadas também pelas redes sociais, as escritoras participam de feiras, palestras, bienais e programas em canais na internet fazendo contato direto com o possível leitor. Conquistam respeito, figuram nas listagens dos livros de ficção mais vendidos do país e fazem enorme sucesso mesmo quando publicadas em pequenas editoras, realizando divulgação orgânica, não monetizada, despertam a atenção de editores. Esse movimento ampliou consolidou-se nos últimos anos e aumentou expressivamente o número de publicações de mulheres escritoras que estão rompendo no século XXI uma centenária barreira da invisibilidade.
Palavras-Chave:
Mulheres; Escrita; Avanços; Publicações; Sucesso editorial; Prêmios; Invisibilidade; Potência; Prêmios literários; Críticas elogiosa; Listagem dos livros mais vendidos; Leitores.